Caminho da Fé a partir de Sertãozinho: 571 km de dedicação e reflexão
11/10/2017

voltar
Caminho da Fé a partir de Sertãozinho: 571 km de dedicação e reflexão
O paulistano Gilberto de Oliveira Pinto hospedou-se em Sertãozinho e partiu para a peregrinação a pé, na quarta-feira passada / Foto: Divulgação

Nesta semana, muitas pessoas, sobretudo, aquelas que são devotas de Nossa Senhora Aparecida, vêm se preparando para celebrar a data da padroeira do Brasil, que também é a padroeira de Sertãozinho.

A história de Nossa Senhora Aparecida sempre atraiu a curiosidade não somente das pessoas ligadas à religião. Milhares de turistas realizam, rotineiramente, o famoso “Caminho da Fé”, do qual Sertãozinho faz parte, tendo como trajeto um total de 571 km até a cidade de Aparecida.

“Muitos moradores já cumprem esse trajeto, e muitos devotos estão escolhendo peregrinar partindo de nosso município. É o caso, por exemplo, do paulistano Gilberto de Oliveira Pinto, que se hospedou na cidade e partiu para a peregrinação a pé, no último dia 04 de outubro. A cidade de Aparecida, que tem apenas 36 mil habitantes, se prepara para receber cerca de 200 mil visitantes durante os 12 dias de comemoração, celebrada no dia 12 de outubro”, comentou a diretora de Departamento de Desenvolvimento Turístico, Elziane Sandrim, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Aparecida, “a maior parte dos 200 mil visitantes esperados para este ano ficará concentrada no santuário, com 143 mil m² de área construída e equipado com igreja para 30 mil pessoas, seis capelas e museus”. A programação local inclui missas, novenas, terços e pregações.

Em Sertãozinho, há devotos locais que fazem esse trajeto há algum tempo; é o caso de Paulo Roberto Scaranelo, que leva 7 dias pedalando 8 horas diariamente para chegar ao destino e fazer suas orações à santa. “São momentos de muita reflexão que a gente passa durante o caminho. É extremamente modificador! São momentos que a gente se coloca em nosso limite e acontecem diversas transformações”, afirmou o devoto.

Há outras histórias curiosas de amor à santa como a da paisagista e gestora ambiental, Cassia Marques, que também é devota e confecciona, há vários anos, um manto para a Imagem da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. “A entrega do manto, no geral, é realizada durante uma procissão muito aguardada por vários romeiros”, contextualizou Elziane, que concluiu: “há várias pessoas que se dedicam todos os anos, que ficaríamos horas pontuando. O que vale destacar, no entanto, é que os interessados em percorrer o Caminho da Fé, saindo aqui de Sertãozinho, podem acessar o site www.caminhodafe.com.br, ou entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Turístico, pelo telefone (16) 3942-5048, para mais informações”.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMS com dados do Departamento Municipal de Desenvolvimento Turístico
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •