Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 29
13/07/2017

Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 29
Cães e gatos devem ser vacinados, em Sertãozinho e Cruz das Posses, a partir do dia 29 / Foto: Adilson Lopez

Se você é proprietário de cães e/ou gatos, preste atenção a esta informação: a partir do próximo dia 29, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo Controle de Zoonoses, dará início à Campanha de Vacinação Antirrábica.

Segundo informações do setor responsável, este ano a ação visa imunizar cerca de 20 mil animais, entre cães e gatos, no município e no Distrito de Cruz das Posses. “Mais uma vez, o município promoverá a vacinação contra a raiva animal, que é uma medida preventiva e benéfica para a saúde dos animais domésticos e, principalmente, dos seres humanos”, aponta a coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses, a médica veterinária Marília Rosa Rodrigues, que completa: “a atividade será setorizada, com datas específicas para cada região da cidade”.

Assim, todos os cães e gatos, a partir de 3 meses de vida, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas recém-paridas. A atividade começa no dia 29 de julho, sábado, das 8h às 16h, contemplando os seguintes pontos de vacinação:

- Residenciais Aragão I e II,

- UBS “Jaime Bonifácio da Silva” (Jardim Santa Rosa II),

- Avenida Aléssio Mazer (em frente ao Supermercado Paraíso),

- EMEI “Profª Éden Ambrósio” (Jardim Santa Adélia),

- Escola Estadual “Profª Edith Silveira Dalmaso” (Jardim Jamaica),

- EMEF “Waldomiro Gomes” (Conj. Habit. Antônio Costa Patrão),

- EMEF “Profª Maria Aparecida Ortolan Bellini” (Jardim Nassim Mamed),

- UPA – Unidade de Pronto Atendimento (Jardim Grande Aliança),

- Praça “Ângelo Bombonato” (Igreja de Santa Luzia – Jardim Bela Vista),

- Praça “Juvenal Fernandes” (Shangri-lá).

É importante ressaltar que, os animais devem ser levados para vacinação com guia, coleira e, os mais agressivos, com focinheiras; gatos devem ser mantidos em caixas de transporte. “Também aproveitamos para destacar que, preferencialmente, os animais sejam conduzidos por um adulto responsável e nunca por menores, por uma questão de segurança para os demais proprietários e animais presentes nos locais”, destaca Marília.

A Campanha de Vacinação Antirrábica seguirá até o dia 26 de agosto. O cronograma completo, com a listagem dos pontos estratégicos, está disponível no arquivo abaixo, para download.

É bom saber - A raiva animal é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos.  A doença é fatal em, praticamente, 100% dos casos e, por isso, a importância de manter os animais vacinados anualmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMS
  • Imprima