Fundo Social de Solidariedade
03/01/2017

voltar

RUA: Sebastião Sampaio, 1685 – Centro – CEP: 14160-600

FONE: (16) 3942 3644 – 3945 6480 – 3945 6522

E-MAIL: fundodesolidariedade@sertaozinho.sp.gov.br

Presidente: Tatiane Cristina Pereira Guidoni

 

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE SERTÃOZINHO


O Fundo Social de Solidariedade de Sertãozinho - órgão ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito – foi criado em 12 de Agosto de 1983, por meio da lei 1635.
Atualmente é presidido pela primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Tatiane Cristina Pereira Guidoni.

MISSÃO
A missão do Fundo Social de Solidariedade é proporcionar aos munícipes de Sertãozinho e Cruz das Posses serviços que atendam às suas necessidades sociais visando o desenvolvimento integral do ser humano.
Dessa forma, são desenvolvidas ações para geração de renda, educação social e bem-estar para jovens, adultos e idosos. Além disso, são promovidos cursos que possibilitam capacitação profissional e formação artística. O Fundo Social também realiza Bazares Beneficentes, com o objetivo de angariar recursos para auxiliar nas ações desenvolvidas pelo órgão. Para ampliar suas ações, começou em 2013, a emprestar objetos como muletas, cadeiras de rodas e andadores. Os materiais são adquiridos por meio de doações.


PROJETOS PERMANENTES

– A MAGIA DO CIRCO: Aulas de circo aliadas a intervenções pedagógicas, utilizadas como instrumento de transformação e inclusão social. O Projeto atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Sua sede localiza-se no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), à Rua Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta. As aulas acontecem de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde.

– MÃO NA MASSA: O Projeto consiste em aulas de culinária (bolos, pães, roscas, entre outros) que possibilitam capacitação profissional e geração de renda. Paralelo ao curso, são ministradas ações socioeducativas em áreas de interesse dos participantes. Atende, aproximadamente, 100 pessoas por curso (homens e mulheres acima de 18 anos), que tem duração de 3 meses, com aulas semanais. Situa-se à Rua Pedro Canesin, 621 – Jardim Alvorada (Anexo à EMEF “Elvira Arruda de Souza”).

- ÔNIBUS "CASA DE BRINQUEDOS": Projeto itinerante que tem como objetivo atender as crianças que frequentam creches, escolas públicas e privadas, entidades sociais e/ou utilizam os serviços de Assistência Social do município.Trata-se de um ônibus adaptado e equipado para brincadeiras e recreação. A intenção é proporcionar às crianças, por meio da orientação dos monitores, um ambiente lúdico, em que seja possível aprender, brincar e desenvolver-se integralmente.

– TERCEIRA IDADE: Atividades desenvolvidas para a Terceira Idade, visando o desenvolvimento motor e a valorização do ser humano nessa fase da vida.
As atividades são realizadas nos seguintes locais:
– Centro de Convivência do Idoso (CCI): Rua Washington Luiz, 603, Jardim Soljumar.
– Praça de Exercícios do Idoso (Localizada em frente ao CCI).
– Centro Comunitário Jardim Alvorada: Rua Paulo Meloni, 674, Jardim Alvorada.
– Distrito de Cruz das Posses: Rua Silva Jardim, 629 – Centro Comunitário.

–  CENTRAL DE DOAÇÃO E/OU EMPRÉSTIMO DE EQUIPAMENTOS ORTOPÉDICOS "ANTÔNIO FERNANDO ASSAN": inaugurado  em julho de 2016, o setor disponibiliza gratuitamente à população, cadeiras de rodas, camas hospitalares, andadores, muletas e cadeiras especiais, além de realizar manutenção e consertos de equipamentos. A central de equipamentos ortopédicos oferece para empréstimo diversos itens que auxiliam a mobilidade. Endereço: rua Washington Luís, 1.138 - Centro.

 - FARMÁCIA SOLIDÁRIA "CELSO MAGON": também inaugurada em julho de 2016, a Farmácia Solidária disponibiliza gratuitamente à população, medicamentos diversos que são recebidos por meio de doações. Com equipe formada por farmacêutica e estagiários, o órgão atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munícipes que estejam munidos de receita médica e cujos medicamentos não estejam disponíveis na rede pública de saúde. O abastecimento de medicamentos da Farmácia Solidária se dá, exclusivamente, por meio de doações, que podem ser feitas de forma permanente, na sede do setor, localizada à rua Washington Luís, 1.138 - Centro.  Fone: 3942-1381.

PROJETOS EVENTUAIS

– BAZAR DA SOLIDARIEDADE: Venda de roupas/sapatos/acessórios novos e usados a preços acessíveis. Toda renda arrecadada é utilizada como auxílio aos projetos desenvolvidos pelo Fundo Social, bem como para atender as necessidades urgentes e emergentes dos munícipes.

– AÇÃO MULHER: Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, são realizadas atividades voltadas para o público feminino. São oferecidos cuidados com a saúde e a beleza. Também são oferecidas palestras em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS'). A partir de 2014, uma corrida de rua e caminhada atraem centenas de mulheres que participam do evento esportivo, doando produtos de necessidade básica (como fraldas geriátricas), como forma de inscrição para participação.

- DESVENDANDO O AUTISMO: Durante o mês de abril, são realizadas ações para ampliar a informação sobre o autismo, chamando a atenção das pessoas quanto ao diagnóstico precoce e o desenvolvimento de ações assertivas no tratamento e no relacionamento social de pessoas com essa condição.

– FESTANÇA NO PARQUE: Festa típica caipira realizada no mês de agosto, em parceria com a Fundação "Vidalina Flóridi", em prol das entidades assistenciais de Sertãozinho. Toda renda obtida com o evento é dividida, proporcionalmente, entre as mesmas. São elas:

ADOT - ALBERGUE NOTURNO - AMOR EXIGENTE - APAE - APAMI - CASA ABRIGO "NOSSO LAR" (abrigo feminino) - FAZENDA "UMA NOVA HISTÓRIA" - CASA GRACCIAS - CASA PIA SÃO VICENTE DE PAULO - GAREVI - GRAAUS - LAR DE AMPARO À CRIANÇA "FILHOS DE DEUS" (abrigo masculino) - OBRA DO BERÇO "MENINO JESUS".

- SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO: Dedicado às pessoas idosas, o evento acontece em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (27 de setembro), envolvendo ações e palestras em todos os CRAS's e no Centro de Convivência do Idoso. Também é realizado o Baile de Integração dos Grupos da Terceira Idade, que é o coroamento do sucesso desta Semana Municipal. Preocupado em ampliar os trabalhos destinados aos idosos de Sertãozinho e Cruz das Posses, o Fundo de Solidariedade, desde o segundo semestre de 2014, mantém equipe permanentemente em ação junto ao Conselho Municipal do Idoso, e fazendo interlocução com o PROGRAMA SÃO PAULO AMIGO DO IDOSO, junto ao Governo Estadual.

– SEMANA DA CRIANÇA: Em comemoração ao Dia das Crianças são realizadas atividades de recreação e divertimento nos CRAS's.

– NATAL SOLIDÁRIO: Confraternização realizada no mês de dezembro, para as famílias cadastradas nos projetos sociais. Há sorteio de prêmios, brincadeiras e entrega de lanches, bebidas, brinquedos e cestas natalinas.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Nenhum comentário até agora.