Já ouviu falar em Manejo Sustentável de Vegetação Invasora?
11/10/2017

voltar
Já ouviu falar em Manejo Sustentável de Vegetação Invasora?
Moradores participam de palestra para apresentação do Projeto de Manejo Sustentável de Vegetação Invasora / Foto: Arquivo SEMA

Pois bem, este é mais um projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que teve início neste ano, em Sertãozinho.

O Projeto Municipal de Manejo Sustentável de Vegetação Invasora consiste na substituição de espécies sabidamente invasoras e agressivas, causadoras de danos à arborização urbana, como a mãe do cacau (Gliricidia sepium), albízia (Albízia procera) e, principalmente, a leucena (Leucaena leuococepala), incluindo seu manejo químico e plantio de mudas nativas, nos locais da intervenção, como forma de compensação ambiental.

A implantação do Projeto começou pelo bairro Jardim Botânico, devido à grande infestação da espécie leucena existente no local e por sua alta proliferação; entretanto, seguindo um cronograma, todo o município será contemplado.

No mês de setembro, no auditório da Copercana, a Secretaria ofereceu uma palestra para a Associação dos Bairros Jardim Botânico e Bandeirantes, em que foram abordados os critérios técnicos do Projeto, buscando-se a gestão participativa do mesmo.

Ao todo, 70 pessoas participaram do encontro e puderam contribuir com a coleta de impressões e sugestões para os locais dos plantios compensatórios.

Como resultado da ação, obteve-se o engajamento dos moradores, tornando-os agentes disseminadores e divulgadores do Projeto, além da solicitação de um plantio simbólico no bairro, com a adoção de uma árvore por cada morador.

Um lembrete da Secretaria de Meio Ambiente: não são permitidos cortes e extrações sem autorização. Somente os profissionais da pasta estão habilitados a atuar na poda e no corte de espécies arbóreas.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMS
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •