Secretaria de Assistência Social e Cidadania

(16) 3942 3644 – 3945 6480 – 3945 6522
secretariadedesenvolvimentosocial@sertaozinho.sp.gov.br

Secretária: Tatiane Cristina Pereira Guidoni

Breve Currículo: é graduada em Jornalismo, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, e Pós-graduada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela Faculdade Cásper Líbero. Foi repórter, por dois anos, de um programa regional, e também diretora de uma empresa de Comunicação. De forma voluntária, esteve à frente do Fundo Social de Solidariedade, nos anos de 2013 a 2016, adquirindo experiência na área social, para agora assumir a referida pasta.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania tem como missão promover o desenvolvimento social, através da viabilização e garantia de direitos aos usuários da assistência social, com o intuito de lhes assegurar o efetivo exercício da cidadania.

A Política de Assistência Social foi regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS  (Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993). Em 2004, através da implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, passou a ter um modelo de gestão descentralizado e participativo.

A Assistência Social está divida em duas proteções:

Proteção Social Básica – que tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Os serviços de proteção social básica são executados de forma direta nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS.

O Município de Sertãozinho possui cinco CRAS, localizados em regiões que propiciam o fácil acesso ao público prioritário da Assistência Social.

Proteção Social Especial – é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

A proteção especial tem como local de referência o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

No Município de Sertãozinho existe um CREAS, que é responsável pelo atendimento da população que teve seus direitos violados.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

•  Projeto “Leite é mais Energia”;

•  Fornecimento de Cesta Básica;

•  Programa de Complementação Alimentar para Idosos;

•  Benefícios Eventuais (Órteses, Próteses, Auxílio Foto, Auxílio Funeral, etc);

•  Sopa Comunitária;

•  Programa de Atendimento Integral ao Idoso;

•  Famílias em Ação;

•  Instituição Municipal de Acolhimento para Adolescentes;

•  Casa da Juventude;

•  Serviço de Atendimento aos usuários de drogas e álcool.

•  Renda Cidadã (transferência de renda);

•  Ação Jovem (transferência de renda);

•  Programa de Atenção Integral à Família – PAIF;

•  Programa de Atendimento ao Migrante, Itinerante e População de Rua;

•  CENTRO POP;

•  Programa de Proteção Especializado à Famílias e Indivíduos – PAEFI;

•  Serviço de Proteção Social à Adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas;

•  Espaço Jovem;

•  São Paulo Solidário;

•  Cadastro Único;

•  Cartão do Idoso (transferência de renda);

•  Carteira de Transporte Interestadual para Idoso;

•  Bolsa Família (transferência de renda);

•  BPC -Benefício de Prestação Continuada (transferência de renda);

•  BPC na Escola;

•  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

PARCERIA, ORIENTAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ENTIDADES SOCIAIS CONVENIADAS, ATRAVÉS DO RECEBIMENTO DE RECURSOS:

• ADOT;

• CASA GRACCIAS;

• APAE;

• GRAAUS;

• CASA PIA SÃO VICENTE DE PAULA;

• ALBERGUE NOTURNO;

• GAREVI;

• ASSOCIAÇÃO AMOR EXIGENTE;

• LAR ESCOLA ESPÍRITA Prof. EURÍPEDES BARSANULFO;

• LAR DE AMPARO À CRIANÇA FILHOS DE DEUS;

• CADA;

• NOSSO LAR;

• OBRA DO BERÇO MENINO JESUS.

ENTIDADES INTERMUNICIPAIS CONVENIADAS:

• ADEVIRP;

• AMA;

• CANTINHO DO CÉU;

• CASA DO CAMINHO.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania ainda é responsável pelos Conselhos afetos à área da Assistência Social, sendo eles:

• Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS;

• Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;

• Conselho Municipal do Idoso;

• Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência;

• Conselho Municipal da Juventude;

• Conselho Municipal Sobre Drogas;

• Conselho Tutelar.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania promove, ainda, ações para melhoria na qualidade de vida e garantia de direitos, da população com renda que se enquadra em Programas Habitacionais Sociais, como Minha Casa Minha Vida, CDHU e COHAB.

Atua também em Projeto de Trabalho Técnico Social de reurbanização, com ações de regularização fundiária e reassentamento de famílias e outros Projetos Técnicos Sociais e Ambientais como de Macrodrenagem e Estação de Tratamento de Esgoto.

FUNDO MUNICIPAL DE SOLIDARIEDADE

Para Acessar: CLIQUE AQUI