Vamos pensar sobre as estratégias de inclusão da pessoa com TEA?
24/04/2017

voltar
Vamos pensar sobre as estratégias de inclusão da pessoa com TEA?
Semana de Conscientização do Espectro do Autismo de Sertãozinho debate estratégias de inclusão, na próxima semana, entre os dias 24 e 29 / Foto: Divulgação

Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) começa hoje, dia 24, propondo reflexões junto à população

De acordo com o dicionário, incluir significa juntar, inserir, introduzir – tudo a ver com as propostas da 4ª edição da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que, neste ano, terá como tema “Autismo: estratégias para inclusão”, e será realizada a partir de hoje, 24, até o dia 29.

A programação da Semana de Conscientização do TEA é organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde, e contará com várias atividades de esclarecimento, para os cidadãos em geral e os profissionais que atuam no atendimento a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo.

“O Autismo é uma condição neurológica difícil de ser diagnosticada, pois sabe-se que ela se apresenta em diferentes graus, dos mais leves aos mais graves. Dados apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU), divulgados no início deste mês, afirmam que 1% da população mundial, ou uma em cada 68 crianças, apresenta algum transtorno do Espectro do Autismo. Portanto, é essencial que a população como um todo debata sobre esse tema, de modo que as pessoas com essa condição não sofram mais violações de direitos”, pontua a secretária de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Cristina Pereira Guidoni.

Programação

A Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) terá início hoje, segunda-feira, dia 24, com a realização de oficinas descentralizadas em escolas da rede municipal de ensino, que seguirão até o dia 27.

Os encontros, abertos ao público em geral, serão realizados sempre a partir das 18h, nas seguintes escolas:

- Dia 24/04, segunda-feira - EMEF “Profª Elvira Arruda de Souza” – Rua Pedro Canesin, 621 – Jardim Alvorada;

- Dia 25/04, terça-feira - EMEF “Dr. Silvio Sarti” – Rua Ângelo Guidi, 1.028 – Conjunto Habitacional Maurílio Biagi (Cohab 5);

- Dia 26/04, quarta-feira - EMEF “Prof. Anacleto Cruz” – Rua Aprígio de Araújo, 769 - Centro;

- Dia 27/04, quinta-feira -  EMEF “Ângelo Colafêmina” – Rua Américo Ambrósio, 19 – Jardim São Sebastião.

Na sexta-feira, dia 28, a atividade será às 19h, no Teatro Municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami”: uma roda de conversa, também aberta ao público, com as especialistas Ana Lúcia Félix (presidente da Associação “Acolhe Autismo”, da cidade de Santos/SP); Patrícia Binhardi (psicóloga) e Thais Ferretti (advogada). Na ocasião, serão apresentadas as conclusões das oficinas descentralizadas.

O encerramento da Semana de Conscientização do TEA acontecerá no dia 29, sábado, às 9h, com a Caminhada Azul, que será realizada na Praça 21 de Abril. Nesse dia, pede-se que os cidadãos que comparecerem ao evento estejam usando uma blusa azul – cor símbolo da conscientização sobre o autismo. A ação também contará com a presença do Projeto “A Magia do Circo”, que realiza ações de inclusão de crianças e adolescentes, por meio de atividades circenses e de promoção da cidadania.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMS
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •