Menu
ECOPONTOS TÊM NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

ECOPONTOS TÊM NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Mudança acontece depois de análise do fluxo de atendimento

 

A Secretaria de Meio Ambiente informa que os 16 ecopontos do município estão atendendo em novo horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sábado. Não há mais a abertura aos domingos, devido à baixa procura de descarte de resíduos em relação aos demais dias da semana. A mudança aconteceu após a Secretaria de Meio Ambiente constatar que o horário antigo já não atendia mais as demandas dos munícipes.

 

O secretário de Meio Ambiente, Ivan de Oliveira Mello, esclarece que foi realizada uma análise da utilização de todos os ecopontos desde o início das atividades, em junho de 2020, até dezembro. “Em relação aos horários, verificamos que o maior fluxo acontece na parte da manhã, das 8h às 12h, sendo o pico às 10h. À tarde também há grande procura das 14h às 16h, diminuindo a partir das 17h. As pessoas procuravam muito pouco os pontos de descarte entre 12h e 14h e quase não apareciam às 7h e após as 18h”, explica Ivan.

 

Em relação aos dias da semana, constatou-se que a demanda nos ecopontos é estável de segunda a sexta-feira, com cerca de 2 mil descartes diários, em média. Sábado, é disparado, o dia mais procurado, com uma média de quase 2.600 entradas. A menor procura acontece aos domingos, com cerca de 1.300 descartes, em média.

 

O secretário da pasta destaca que Sertãozinho e Cruz das Posses já são referência nos serviços relacionados ao descarte de resíduos sólidos. “Temos coleta de lixo diária e coleta seletiva semanal em todos os bairros, além de incentivarmos a compostagem. Então é muito importante que a população faça a sua parte, realizando o descarte adequado dos resíduos”, pontua Ivan. “Isso envolve ensacar o lixo orgânico (resíduos úmidos) e colocá-lo para a coleta comum ou levar para o Composta Sertão; separar os recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) e encaminhar à reciclagem ou aos ecopontos; e os demais resíduos devem ser destinados aos ecopontos. Jamais descarte em áreas verdes ou vias públicas” completa o secretário.

 

Nos ecopontos, os cidadãos podem descartar pequenos volumes de restos de poda, resíduos de construção civil, pneus (limitados a 4 por dia), recicláveis e resíduos volumosos, como móveis e eletrodomésticos. Sertãozinho conta com 15 ecopontos e Cruz das Posses possui um ponto de coleta. Os endereços estão disponíveis no site da prefeitura, na página da secretaria municipal de Meio Ambiente.