8 maro 2021

Meio Ambiente

PREFEITURA ALERTA INDÚSTRIAS DE SERTÃOZINHO SOBRE DESCARTE INCORRETO DE RESÍDUOS Exemplo de caçamba com descarte incorreto, pois mistura resíduos de construção civil e materiais recicláveis, entre outros.

Secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico propõem workshop de conscientização ambiental em parceria com o CEISE Br

Em janeiro, diante da mudança de governo, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou a verificação de procedimentos adequados no tratamento de resíduos pela ESAL - Empreendimentos e Soluções Ambientais, empresa contratada pela prefeitura para realizar a gestão de caçambas.

Até então, as caçambas recebidas vinham com resíduos contaminados e sem a separação correta, como óleos vegetais e óleos minerais, restos de marmitas, copos descartáveis, telhas de amianto, cacos de vidro, entre outros. A destinação incorreta desses resíduos pode trazer danos ao meio ambiente. A solução ideal é investir na capacitação das indústrias para o descarte correto.

Diante disso, durante reunião com o gerente executivo do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), Paulo Garefa, e o gerente da ESAL, Nilton Barrico, os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ivan Mello e Henrique Gomes, ouviram solicitações das indústrias locais e mencionaram a questão do descarte incorreto. A reunião também contou com a participação de diretores e assessores da Secretaria de Meio e do CEISE Br.

Para a solução desse problema foi sugerida a execução de um workshop online de resíduos sólidos a ser realizado pelas duas secretarias visando à conscientização das empresas em relação ao descarte correto dos resíduos. A proposta inclui também o mapeamento desses resíduos em uma estratégia clara de comunicação, visando qualificar corretamente os geradores, os transportadores e os pontos de descarte.

As datas do workshop estão sendo definidas e serão divulgadas oportunamente aos interessados.