PREFEITURA DE SERTÃOZINHO E SANTA CASA AMPLIAM O NÚMERO DE LEITOS, MAS A SITUAÇÃO CONTINUA PREOCUPANTE

9 maro 2021

Saúde

PREFEITURA DE SERTÃOZINHO E SANTA CASA AMPLIAM O NÚMERO DE LEITOS PARA ATENDIMENTO À COVID-19, MAS A SITUAÇÃO CONTINUA PREOCUPANTE

Em reunião realizada entre a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da secretaria municipal de Saúde, e membros da Santa Casa, o número de leitos de enfermaria específicos para atendimento a pacientes com Covid-19 foi ampliado de 4 para 9. O cenário, porém, continua muito preocupante, uma vez que os 10 leitos de UTI disponíveis pelo SUS estão 100% ocupados.

Como se pode observar no boletim de taxa de ocupação de hoje, 09, além da ocupação integral da UTI, estamos com 6 leitos ocupados na enfermaria neste período da manhã. Tal número deverá aumentar nesta tarde, já que 3 pacientes que estão na UPA do município devem ser transferidos para a Santa Casa ainda hoje.

Além dos 19 leitos específicos de Covid-19 disponíveis na Santa Casa, a UPA de Sertãozinho possui outros 9 leitos, sendo 8 com respiradores e todos os equipamentos necessários para atender os pacientes. Esses leitos, no entanto, são considerados leitos de observação, onde o paciente fica até que uma vaga seja viabilizada.

A administração municipal está empenhada em proporcionar mais opções de atendimento a quem necessita, mas esbarra em entraves como, por exemplo, a falta de estrutura física da Santa Casa e a falta de equipes médicas para que novos leitos de UTI sejam abertos no município.

Por isso, é cada vez mais importante que você tome todas as medidas de prevenção, evite aglomerações e, se possível, fique em casa.